hello world!
Published: 19/04/2021

Esse Hábito Está Programando Sua Mente Para o Fracasso Todos os Dias

Em média uma pessoa abre o Instagram cerca de cento e cinquenta vezes por dia, mas ele já foi desenvolvido exatamente para isso, empresas de design de produto pagam fortunas para entender o porque fazemos o que fazemos.

Elas querem tirar proveito dos nossos instintos primitivos, como medo, recompensas instantâneas, escassez e todas essas coisas, então se você tem o hábito de pegar o celular como primeira coisa que faz ao acordar, isso é um grande problema, eu vou explicar exatamente o porque.

Existem quatro estados primários de ondas cerebrais, beta, alfa, theta e delta. O beta é o estado em que estamos agora, ou seja, acordados, já o delta é quando você está dormindo profundamente, entre esses dois estados existem o theta e o alfa que são estados de ondas cerebrais extremamente importantes para o aprendizado.

O theta é o estado de início e fim de sono, ele representa o nível mais profundo de relaxamento que você pode atingir enquanto estiver consciente, além disso é um estado que aguça a criatividade, é por que quando você está prestes a dormir ou acabando de acordar, a sua mente viaja e te traz novas ideias.

Quer saber outra coisa que te coloca nesse mesmo estado? Banhos, quem nunca saiu de um banho com novas ideias que brotaram do nada, isso acontece devido ao estado mental theta que você entra nesse momento. Já o alfa que vem um pouco antes do theta além de ser um estado de aprendizado acelerado, é também um estado de relaxamento profundo no qual conseguimos alcançar através da meditação por exemplo.

Porque nesse momento a sua mente crítica é deixada de lado e você simplesmente absorve a informação inconscientemente, quer um exemplo de algo que te coloca nesse estado? A televisão, já viu alguém assistindo um jogo ou programa de TV favorito com tanta atenção que a pessoa parecia estar em transe e mesmo você falando com ela, ela não conseguia ouvir?

Esse é o estado alfa, aqui a informação simplesmente entra pra dentro da mente, o problema é que num programa de TV a maioria das coisas que estão passando não vão fazer bem para sua vida, você sabe disso.

Mas as pessoas poderiam estar usando esse mesmo estado para aprender coisas novas e produtivas de forma mais fácil e rápida, inclusive não seria nenhuma má ideia isso ser ensinado nas escolas, porque lá é um ótimo lugar para saber apenas o que aprender, tipo matemática, história, ciências, geografia e etc.

Mas quantas aulas você já teve na escola sobre como aprender? Como por exemplo, como pensar com mais clareza, como ter mais foco e concentração, como ler mais rápido e principalmente, como reter e memorizar as coisas que você aprender? É bem provável que você não tenha aprendido nenhuma dessas coisas.

Então se você quer ter acesso a ensinamentos valiosos como esses em um só lugar eu vou deixar como primeiro link na descrição um curso completo que eu recomendo para te ajudar nessa jornada, depois você dá uma olhada.

Continuando, sabendo que você está variando entre o estado alfa e theta assim que acorda e sua mente está muito sugestionável nesse momento, ao pegar o celular você está correndo um sério risco de ser contaminado com o que estiver ali, pois as notícias sensacionalistas e o ambiente tóxico das redes sociais podem acabar com a sua produtividade e performance durante o dia.

Existem dois problemas principais ao tomar essa atitude pela manhã, o primeiro é que você acaba sendo treinado a se distrair com facilidade, todas aquelas notificações dizendo que alguém curtiu ou comentou sua foto, que alguém te respondeu ou te marcou em algum lugar, te faz querer prestar atenção em tudo o que estiver acontecendo ao mesmo tempo e isso passa a programar sua mente para ser desfocada.

Então quando você está conversando com alguém e não consegue prestar atenção no que está sendo dito é devido ao fato da sua mente ter sido diariamente treinada a fazer o oposto, é por isso que a meditação ou qualquer ato de atenção plena que fizer é tão importante, isso pode incluir uma oração, leitura ou até uma caminhada sozinho.

O cérebro é a coisa mais complexa e incrível do universo na qual você deveria ter interesse em ir mais a fundo porque é ele quem controla tudo, sua carreira, seus relacionamentos, sua saúde e o seu intelecto.

Pegue por exemplo, uma competição de resistência como uma maratona, imagina o quanto daquilo tem a ver com a capacidade mental do indivíduo, posso te garantir que é bem mais do que você imagina, muita gente sabe o que fazer, mas isso não significa que elas fazem o que sabem, é um mito a frase de que conhecimento é poder, pois o conhecimento só se torna poder quando colocamos em prática, a não ser isso ele é apenas poder em potencial.

Muita gente compra livros, assiste vídeos ou ouve podcasts produtivos e até ganham bastante conhecimento, mas o problema é que não fazem nada com o que aprenderam e parte disso é pelo fato de simplesmente esquecerem.

Todo mundo sabe que existe uma curva de aprendizado, mas também existe uma curva de esquecimento. Você sabia que se você aprender algo agora, dentro de quarenta e oito horas oitenta por cento desse conhecimento terá sido esquecido? Ou seja, apesar de ser triste, essa é a realidade para a grande maioria das pessoas, de tudo o que você aprendeu hoje, incluindo as informações desse vídeo, é provável que só vai restar vinte por cento daqui dois dias.

Isso porque você não aprendeu na escola ou em qualquer outro lugar técnicas de como memorizar melhor as informações que consome.

O segundo problema causado pelo hábito de mexer no celular logo após acordar é o fato dele estar programando seu cérebro para ser reativo ao invés de proativo, isso significa o seguinte, vamos supor que você esteja naquele estado de relaxamento ao acordar e pega o celular, basta uma mensagem de texto por voz ou um post no Instagram que seja negativo e você já entra automaticamente em uma onda de negatividade e estresse dali pra frente.

Quem nunca passou por isso? Nesse momento você está em um estado praticamente hipnótico, então qualquer coisa vai te afetar muito facilmente, é impossível ter uma boa qualidade de vida ou manter uma mente positiva e saudável apenas reagindo ao que as outras pessoas estão fazendo ou dizendo.

Teste o seu autocontrole por uma semana, mantenha o seu celular fora do quarto enquanto você dorme e não toque nele na primeira hora do dia, pois nessa primeira hora você vai estar agindo como um termostato e não como um termômetro.

Porque como funciona um termômetro, ele simplesmente reage ao ambiente, inclusive muita gente vive dessa forma e vamos ser sinceros, essa é uma péssima maneira de viver a vida, porque o estado de humor e a qualidade dos pensamentos dessa pessoa serão determinados pelo ambiente e não por ela mesma.

Vários estudos apontam que as pessoas mais felizes são aquelas que acreditam que elas tem um controle sobre sua felicidade. Elas, não uma outra pessoa, um lugar, um objeto, a economia, um político ou algo do tipo.

O termostato por outro lado funciona diferente, é ele quem configura a temperatura do ambiente de forma proativa, é ele quem dita as regras, minha dica? Seja como ele e controle a qualidade da sua própria vida, um forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu