hello world!
Published: 19/04/2021

Nubank ou Banco Inter? Qual o Melhor?

Nesse vídeo a gente vai analisar criteriosamente de uma vez por todas qual é o melhor banco digital, nubank ou banco inter. Rapazeada, todas as análises que o time do jovens vai trazer pra você aqui nesse vídeo foram absolutamente imparciais, nenhuma das instituições está patrocinando o canal, então tudo o que for trazido aqui pra você, vai ser passado da forma mais verdadeira possível com embasamento, então se você quer retribuir esse vídeo deu um trabalhão para a gente compilar tudo, deixando o seu gostei, saiba que isso vai ajudar demais aqui a gente conseguir levar os jovens de negócios para cada vez mais pessoas.

Beleza, então para a gente começar a analisar cada um dos bancos, a gente estabeleceu alguns critérios de análise que a gente vai usar para comparar cada um dos bancos e para cada um desses critérios a gente vai usar o mesmo peso e sempre vai atribuir uma nota de um a cinco que eu vou obviamente explicar o motivo pelo qual a gente deu essa nota sempre, para cada critério e todos os critérios que a gente usou para fazer essa comparação foram satisfação dos clientes, facilidade de uso, diversidade de produtos e serviços, burocracia, segurança, pagamento de taxas e confiabilidade na perpetuidade.

Então sem mais, estou imaginando se você já deixou o like, obrigado. O primeiro critério que a gente vai analisar é satisfação do cliente, ou seja, o quão felizes os clientes estão com os produtos e serviços fornecidos pelo negócio, além de que também até o atendimento que é fornecido por eles e como é que a gente traduz isso de forma confiável em uma nota sem ser subjetivo?

Mano, de cara tem duas métricas que a gente pode analisar, a primeira delas é o NPS ou o net promoter score, o NPS é nada mais uma métrica que mede a proporção entre promotores e detratores de uma empresa, ou seja, basicamente a proporção entre pessoas que falam bem do negócio e que gostam muito de seus produtos e serviços em relação as pessoas que são o oposto.

E a segunda métrica que a gente vai usar para fazer esse comparativo é a nota do reclame aqui, que é o site onde consumidores de várias empresas vão lá das seu feedback e deixar sua nota sobre a empresa.

Bom, pela forma que o NPS é medido cara, ele varia de menos cem até cem e para o ano de 2019 o nubank fechou o NPS com oitenta e sete pontos, já o banco inter por outro lado fechou com sessenta e sete pontos. Beleza, então no NPS o nubank está ganhando, agora no reclame aqui analisando as notas dos clientes nos últimos doze meses, o nubank fica frente de novo com uma avaliação média de sete vírgula oito e o banco inter de sete vírgula sete.

Então por isso na análise desse critério como inegavelmente os dois foram muito bons, o nubank saiu um pouquinho melhor nas duas, então nubank vai receber nota cinco e o banco inter nota quatro.

Agora o segundo aspecto de análise desses bancos foi a sua facilidade de uso, é basicamente aí pegando o celular, o quão rápido, o quão fácil os clientes conseguem dar conta das suas necessidades, bom de modo geral, nos dois casos quando você acessa o app para fazer o que quer, as principais funcionalidades estão ali ao alcance de um clique, então não é comum ter que realizar vários passos para você conseguir fazer o que você queria em primeiro lugar, mas existe uma diferença na média e obviamente essa diferença que a gente quer comparar.

Então para ajudar a gente a trazer essa resposta de qual é mais fácil de usar, vamos fazer um comparativo com a facilidade que cada app dá de transferir o nosso dinheiro.

Beleza, então eu vou abrir aqui meu celular que a gente pode ver um por um qual é o passo a passo que a gente leva para fazer a transferência, então a gente vem aqui em transferência, se a gente quiser escolher o favorito, no caso, a gente vem aqui e escolhe para quem a gente vai transferir, no meu caso vou colocar aqui para mim mesmo, coloca a finalidade, tipo de conta e escreve a descrição, e depois a gente coloca o valor aqui, eu vou colocar o mínimo que é dez reais, então eu coloco continuar, ele pede para a gente confirmar, ele pede para a gente esperar o código de confirmação, ele aparece aqui na tela, eu só coloco e pronto, operação programada com sucesso porque agora já são sete e quarenta e seis da noite e não dá pra fazer transferência nesse horário.

Beleza, então enquanto eu fui mostrando para você o passo a passo na tela foi aparecendo o número de etapas que eu tive que fazer para realizar essa transferência, agora vamos fazer exatamente a mesma análise com o caso do nubank.

No caso do nubank essa aqui é a minha conta de pessoa física, então a gente vem aqui embaixo para transferir, a gente clica para um que já está registrado, no meu caso eu, coloca aqui dez reais, continuar, confirmar agendamento para amanhã, coloca a senha e pronto, valor agendado, amanha ele vai estar caindo lá na minha conta da corretora.

Cara a gente viu o passo a passo, eu vou deixar para o editor falar exatamente quantos foram os passos que teve que fazer para cada um, mas empiricamente pareceu que o nubank foi mais tranquilo, já desconsiderando aquela tela do agendamento que aparece ali. Porque assim, repara que no nubank não aparece aquele monte de lacuna tudo junto que você tem que preencher de uma vez só, é uma informação, depois a outra informação o que facilita bastante de não acontecer da gente não esquecer nada, porque quando aparece um monte de coisa, a gente pode acabar deixando algo de lado, além de que eu não sei se você reparou, mas no nubank você não precisa colocar a finalidade da transferência, você não precisa escrever aquela descrição, porque o nubank faz de forma que você só precise de fato preencher aquilo o que é indispensável para a transferência, enquanto no banco inter esse negócio de colocar a descrição ali da transferência é obrigatório, tem que ter sempre.

Bom, por isso nesse critério de facilidade de uso no nubank ganha novamente com nota cinco e o banco inter nota quatro.

Agora o terceiro critério que a gente vai analisar entre os dois bancos é a diversidade de produtos, ou seja, qual que é o banco que caso você vá abrir conta hoje vai te munir com as funcionalidades, com os serviços que você possivelmente poderia encontrar aí com base nas necessidades da sua vida.

Então vamos lá, no caso do nubank, o nubank te oferece nove serviços mais um que oferece para alguns clientes porque está em teste, são eles recarga de celulares, cobrança de terceiros, empréstimo bancário, depósito por boleto, pagamento de boletos, transferências gratuitas e limitadas, cartão de débito e crédito, programa de pontuação e conta corrente remunerada e a sua funcionalidade em teste é a sua conta PJ, conta para empresas.

Já o banco inter por outro lado ele te oferece catorze funcionalidades já amplamente funcionais, são elas recarga de celulares, cambio empréstimo bancário, depósito por boleto, pagamento de boleto, transferência gratuita ilimitada, cartão de crédito e débito, consórcio, débito automático, financiamento imobiliário, seguro, cashback, serviços de uma corretora de valores inteira e ainda uma conta PJ.

Ou seja mano, aí não tem discussão nenhuma, o banco inter oferece muito mais funcionalidades do que o nubank, principalmente no que a gente fala em investimentos e integrar todas as possíveis formas de alguém lidar com dinheiro, tudo na mesma plataforma, considerando serviços de crédito e débito, funcionalidades ainda de home broker, negociação na bolsa de valores e investimentos em renda fixa.

Por isso para a funcionalidade de diversidade de produtos o banco inter sai ganhando com cinco pontos e o nubank três.

O quarto critério para a nossa análise é burocracia, cara, vamos lá, burocracia não necessariamente está associado a algo ruim, porque ela pode estar associada a processos que servem para aumentar a segurança sobre os dados do usuário, coisas que realmente criam vantagens para quem está usando o aplicativo, agora dependendo da situação burocracia em excesso sempre pode atrapalhar.

Então para a gente chegar na nota desses critérios de análise o time do jovens analisou quatro coisas diferentes, o processo de abertura de conta nos dois bancos, transferências bancárias, realização de investimentos e resolução dos problemas de clientes.

Mano, de cara os dois aplicativos são bem tranquilos de abrir conta, é basicamente a gente colocar as nossas informações, tirar foto da nossa identidade, do nosso documento e tirar uma foto nossa pessoal, então basicamente não tem diferença perceptível entre os processos de abertura de conta de nenhum dos bancos.

Na parte de transferência a gente viu que o nubank leva a melhor, é só preencher uma coisa, depois outra coisa sem precisar se distrair com uma enormidade de informações e ainda só preencher aquilo que é absolutamente necessário.

Já na parte de investimentos aí a parada é um pouquinho mais complicada, porque primeiro a burocracia do nubank é quase zero porque ele tem lá a conta corrente remunerada do nubank, a nuconta que a partir do momento que você coloca dinheiro na conta, ele já começa a render, você não precisa fazer nenhum esforço por si só, daí o banco inter não é assim, no banco inter você precisa indicar a intenção de que você quer colocar o seu dinheiro para render de determinada forma, mas uma das justificativas pelo qual o nubank faz isso é que ele oferece uma gama muito grande de investimentos, então ao invés de colocar o seu dinheiro logo de cara na conta e o banco inter escolher qual que é o investimento que ele quer fazer por você, ele te dá a possibilidade de você escolher por si só qual é o investimento que você quer fazer com esse dinheiro.

E também por causa justamente dessa gama de possibilidades de poder investir na bolsa de valores com o home broker, de poder fazer aplicações em renda fixa, todo investidor que vai usar a plataforma de investimentos do banco inter, a pai, precisa preencher uma parada chamada api, análise do perfil de investidor, sem preencher essa análise do perfil de investidor não dá para começar a investir, mas cara, se você pensar, você mesmo tendo uma conta no nubank que não te da a possibilidade de ter esses vários investimentos, você vai precisar preencher um documento desse, não do nubank, mas da corretora de valores que você abriu conta para realizar os investimentos que o nubank não te permite, então no final se é banco inter ou nubank que você vai ter que acabar preenchendo api do mesmo jeito.

Conclusão, então nubank basicamente não tem burocracia nenhuma para você começar a fazer o seu dinheiro render lá cem por cento do CDI, mas o banco inter tem essa burocraciazinha de preencher documento e ter que indicar a intenção de investir justamente porque ele oferece uma gama de investimentos muito maior do que o nubank. Beleza, fechando a parte de investimentos, vamos para a parte de resolução de problemas, qual é a facilidade com que os clientes que usam nubank e banco inter conseguem resolver os seus problemas?

E para isso a gente pode tranquilamente voltar no reclame aqui para se embasar, indo lá na reclame aqui a gente vê que nos últimos doze meses o nubank teve treze mil e oitocentas reclamações, enquanto o banco inter teve um total de vinte e quatro mil e oitocentos, acontece cara, que não é nem isso, porque a base de clientes do nubank é quase quatro vezes maior que o banco inter, o nubank tem já quinze milhões de usuários enquanto o banco inter tem quatro milhões, além de que o tempo médio de resposta do nubank é de um dia e dez horas e o tempo médio de resposta do banco inter é de oito dias e vinte e duas horas.

Bom, então, resumo os dois empataram na questão de abertura de conta e de realização de investimentos, mas o nubank levou a melhor como a gente já falou na questão de transferência e de resolução de problemas para os seus usuários, por isso nesse caso nubank fica com cinco estrelas e banco inter com quatro.

O quinto critério de análise é a segurança. Vamos lá cara, ao acessar o app, o nubank por exemplo não pede nenhuma senha, qualquer pessoa que pegar o nosso celular pode ver quanto a gente tem, qual é a nossa fatura, ela só não pode realizar transferências ou ver o número do nosso cartão virtual que pra isso é preciso inserir uma senha.

Agora no banco inter logo antes de entrar já é preciso ou fazer o face id ou colocar digital ou colocar a sua senha, mas precisa de algum tipo de confirmação e na realização de transferência de novo, é enviado um sms para você e a validação do isafe que você precisa fazer no banco inter para confirmar a transferência.

Então assim, aparentemente o banco inter leva a melhor na questão da segurança, mas uma coisa que a gente deve ressaltar que o banco inter alguns anos atrás sofreu um ataque de um hacker que divulgou os dados de mais de cem mil correntistas e de novo ano passado o banco inter teve que pagar uma multa de quase um milhão e meio porque foram divulgadas indevidamente os dados de quase vinte mil correntistas, o nubank nunca teve um escândalo desses, ou seja, nenhum dos dois é referência de segurança. O nubank porque não precisa colocar nenhuma validação para alguém ver o quanto você tem pegando seu celular, o banco inter porque tem esse histórico que infelizmente manchou a sua reputação.

Então esse critério acaba sendo muito difícil da gente analisar, porque ao mesmo tempo a gente pode pensar que justamente porque o banco inter passou por tudo isso e tem um sistema que pra quem começa usar parece mais seguro, ele já desenvolveu um sistema de segurança que é muito eficiente e a gente espera problemas como já aconteceram não vão acontecer de novo, mas cara, ainda assim aconteceu duas vezes essa parada mano, não fico confortável em dar nota cinco para o banco inter se o nubank nunca teve um escândalo desses, então vai quatro para os dois.

Sexto critério de análise é em relação ao quanto nós pagamos de taxa em cada um dos bancos, sim meu amigo, nem nubank nem banco inter são bancos absolutamente isentos de taxa, enquanto na realização de transferência no uso de nossa conta digital realmente é tudo de graça quando a gente fala de cartão, seja de débito ou crédito a história já é outra.

Vamos lá, para qualquer saque num banco vinte e quatro horas, o nubank cobra uma taxa de seis reais e cinquenta centavos, lá no site do nubank é dito que esse custo na verdade está sendo repassado, não é o nubank que está cobrando, mas o banco inter não cobra isso, ele decidiu internalizar esse custo e assumir o gasto por si, ou seja, nubank cobra seis e cinquenta, banco inter não cobra nada para fazer retirada.

Já para a função de crédito, em caso de atraso da fatura, eu sinceramente se você já assiste esse canal há um tempo, você jamais tenha feito isso, o nubank cobra doze por cento no rotativo e dois por cento de multa, já o inter não deixa ali tão claro se cobra taxa ou não, mas o juro rotativo é menor que o nubank, é de sete vírgula sete por cento ao mês contra os doze por cento do nubank, então vamos inferir que nesse caso o banco inter leva a melhor.

E ainda para compras internacionais tipo alguma coisa que você vá comprar no ebay, no aliexpress, na amazon e vá usar o cartão, o nubank cobra o ptax que é aquela taxa de câmbio padrão mais quatro por cento de spread, então cobra o ptax e adiciona quatro por cento. E além disso o nubank também cobra seis vírgula trinta e oito de iof que também é um gasto padrão para qualquer cartão.

Já o inter cobra o ptax também que é a taxa de câmbio, o spread é de um por cento e o iof que é cobrado também é de seis vírgula trinta e oito por cento.

Bom, beleza, então nesse caso fica claro, o banco inter é mais barato na retirada do banco vinte e quatro horas, mais barato no juros do cartão e mais barato na realização de compras internacionais, por isso então eu vou tirar duas estrelas do nubank que perdeu em tudo e banco inter leva aí nota cinco.

O último critério é a confiança na perpetuidade da instituição, o que é muito importante da gente saber, afinal é onde nós vamos guardar nosso dinheiro, a gente precisa saber que ele não vai falir no dia seguinte e levar tudo o que a gente tem.

Cara, nesse caso o nubank e o banco inter seguem caminhos um pouco diferentes, eu vou te explicar porque, o nubank ele tem uma estratégia muito forte de captação de dinheiro e expansão agressiva, ele já está até em outros países, tipo México, e com isso para sustentar esse crescimento agressivo, o nubank ainda dá prejuízo, o que a gente pode pensar que é aceitável dado a taxa de crescimento do banco e o quanto ele vai poder potencialmente gerar de lucro no futuro e sendo um dos unicórnios brasileiros tendo atingido em 2019 uma receita maior que um bilhão e também comparando cara, a base de clientes do nubank com o do banco inter, como a gente viu o do nubank é quase quatro vezes maior, o que teoricamente diz para a gente que para novas funcionalidades, para novas possibilidades de capitalização sobre a base de clientes, o nubank teria isso quatro vezes mais fácil.

O banco inter por outro lado ele foi por outro caminho, o banco inter foi captar dinheiro na bolsa de valores, negociados na B3 e já gera lucro e contra resultado não tem argumento, por mais que o nubank seja de fato uma empresa muito promissora pelo o que ele já conquistou e pelo seu potencial de crescimento e expansão no longo prazo, hoje o banco inter conseguiu fazer o que o nubank ainda não faz, que é gerar lucro.

Por isso é muito seguro da gente assumir que ambas as empresas vão estar por perto durante muito tempo ainda no longo prazo, afinal a tendência da nossa economia é migrar para a digitalização e o banco inter e o nubank oferecem os melhores serviços em relação a qualquer outro banco digital de lavada e eles foram os pioneiros, por isso seria injusto dar qualquer nota para qualquer um dos dois que não seja cinco.

Dessa forma a gente chega na nota final de cada um dos bancos, então rufem os tambores, o nubank terminou com trinta pontos e o banco inter trinta e um, ou seja cara, assim, depois de analisar todos esses critérios a gente vê que por um único pontinho, por muito pouco o banco inter leva a melhor.

Mas por favor, isso não quer dizer que o nubank não seja um banco excelente eu particularmente sou usuário assíduo do nubank até mais do que do banco inter e eu tenho um carinho enorme por ambos, mas e você, você concorda com essa análise? Você teria analisado alguma coisa diferente? Comenta aqui embaixo que eu quero saber.

E no geral, se você curte mais o nubank do que o banco inter, então escreve aqui sou mais o nu ou se você curte mais o banco inter do que o nubank escreve então eu sou inter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu