hello world!
Published: 19/04/2021

7 Estratégias Para FOCAR NOS ESTUDOS Mesmo Sem Motivação

Estudar é desafiante, não importa se você é um estudante veterano tentando se tornar um PHD ou um estudante no ensino médio.

Descobrir formas para se manter focado nos estudos é algo que todo estudante um dia já buscou saber, mesmo que sua grande dificuldade seja se livrar das redes sociais, parar de procrastinar, gerir melhor o próprio tempo, ou uma combinação dos três.

Existem várias ferramentas e técnicas que podem ajudar a diminuir o estresse de estudar e se manter focado no que mais importa e eu vou te mostrar quais são.

Então já deixa seu like, se inscreve no canal e vamos para as sete estratégias para te ajudar a se manter focado nos estudos mesmo quando estiver com zero de motivação.

Um, encontre um local adequado. Encontrar o melhor local para estudar é uma parte essencial do sucesso nos estudos, para alguns o silêncio de uma biblioteca é o mais ideal, mas para outros o ambiente permeado por conversas, música calma e o cheiro de café de uma cafeteria pode ser a melhor opção, mas você também pode escolher um local dentro da sua casa mesmo também, a maioria faz isso e costuma dar certo, mas é importante que esse ambiente tenha algumas coisas como uma mesa limpa e grande o suficiente para acomodar todos os seus materiais de estudo, incluindo seu notebook caso tenha um, uma cadeira confortável que te permita ficar por horas sentado sem se sentir todo quebrado depois, que apesar de nem todos terem condição de comprar é um excelente investimento para aqueles que podem.

Mas mesmo que você não tenha condições, você pode se esforçar para deixar a sua cadeira o mais confortável possível, acrescentando algumas almofadas em pontos estratégicos, por exemplo.

O mais importante é que consiga preservar uma boa postura, pois estudos mostram que sentar de forma ereta aumentam a energia, a confiança e até o humor, por outro lado, se sentar com uma postura muito relaxada, com os ombros caídos e costas curvadas te faz mais pré disposto a se sentir desmotivado, cansado e desfocado de forma mais rápida.

Dois, crie um ritual de estudo. Quando falamos em se manter focado durante o estudo é importante criar uma rotina para te ajudar a entrar no estado de foco que precisa. Uma boa forma de se começar é tendo um ritual antes de iniciar o estudo, por exemplo, você pode optar por coisas como limpar a mesa, avisar as pessoas do ambiente para não te incomodarem, fechar a porta, separar todo o material que irá utilizar, fazer uma lista de tarefas e sua meta do dia, separar sua playlist de música, meditar ou se alongar, tudo isso para que no momento em que começar a estudar sua mente já esteja preparada para o que virá em seguida e o ambiente estará propicio para te proporcionar o máximo de foco possível e livre de distrações.

Quando você estabelece um ritual antes de iniciar uma atividade e faz ele se tornar um hábito seu cérebro passa de um estado para o outro com muito mais facilidade. Então por mais que tenha tido estresse e euforia momentos antes de começar a estudar, no momento em que iniciar o seu ritual, seu cérebro diz opa já sei que ele vai estudar depois disso, então vou me livrar de tantos pensamentos e me concentrar só nos estudos.

Três, desligue o celular ou desative as notificações. Sempre que o assunto é ter foco ou parar de procrastinar, o celular entra em voga, acho que não tem outra coisa que passa mais tempo perto da gente do que ele, por isso é importante salientar que se você não desligá-lo ou desativar todas as suas notificações, ele vai te perturbar, todo mundo já se pegou perdendo dezenas de minutos ou talvez horas rolando a timeline do Facebook ou do Instagram, isso porque esses aplicativos foram feitos para serem irresistíveis mesmo, as vezes só a força de vontade não é o suficiente, assim como uma pessoa compulsiva por comida não pode ter besteiras na geladeira, você não pode se dar ao luxo de ter todos os seus aplicativos disparando notificações para você o tempo todo durante os estudos e pensar que vai resistir à tentação.

E tem mais, estudos mostram que em média são necessários vinte e três minutos para recuperar o mesmo foco em que estávamos segundos antes de sermos interrompidos.

Quatro, use a técnica pomodoro. A técnica pomodoro é perfeita para dividir seu estudo em blocos de tempo de forma inteligente. É simples, escolha a tarefa na qual vai trabalhar em cima, configure o alarme para vinte e cinco minutos e trabalhe durante esse período completamente focado. Quando esse alarme disparar, faça uma pausa de cinco minutos e volte ao trabalho em seguida para mais vinte e cinco minutos.

Após quatro blocos de vinte e cinco minutos faça uma pausa de trinta minutos e comece tudo de novo, isso ajuda muito a não entrar naquele estado de estresse típico após várias e várias horas seguidas de estudo sem descanso.

Cinco, encontre as melhores ferramentas. O ato de estudar parece algo muito simples, basta sentar, abrir o caderno ou notebook e começar a estudar por horas e horas.

Mas apesar de ser simples, não é fácil, pois se fosse, ninguém teria problemas com isso, então para contribuir com seu foco e organização irei listar alguns aplicativos muito úteis e que talvez você não conheça. Para organização tem o todoist que se trata de um aplicativo gerenciador de tarefas no qual te permite simplificar suas tarefas, metas e projetos em listas organizadas, com ele você pode facilmente dividir grandes projetos em pequenas tarefas totalmente gerenciáveis, compartilhar listas de tarefas com outras pessoas e ainda ter uma visualização clara de como seu progresso e produtividade aumentaram.

Tem também o trello que se trata de uma ferramenta de gerenciamento de projeto em listas extremamente versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário, você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, as prioridades dos seus estudos entre muitos outros.

De relance o trello informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em que e onde algo está em um processo.

Para ajudar na concentração existem ferramentas como o brain.fm que é uma ferramenta online na qual utiliza a capacidade da música para influenciar seu estado mental, de acordo com pesquisas o compositor das músicas artificiais desse site utiliza ritmos auditivos que comprovadamente te ajudam a se concentrar, meditar e até a dormir melhor.

Além dele eu recomendo o coffitivity que é basicamente um site muito simples no qual basta dar o play e você já será teletransportado para dentro de uma cafeteria, para quem gosta é uma ótima opção, já vi gente dizendo que consegue até sentir o cheiro do café enquanto ouve.

Seis, se recompense algumas vezes no dia. Estudar é uma tarefa que não agrada os desejos do nosso cérebro, ninguém se sente entusiasmado em estudar e isso não gera nenhum pico de dopamina e endorfina que são substâncias químicas que nosso cérebro produz a fim de nos dar prazer e sensação de bem estar, quando você faz algo divertido, seu cérebro te recompensa dessa forma, porém ao estudar isso não acontece, porém seu cérebro ainda está cedendo por algo divertido, é nessas horas que as pessoas acabam indo jogar videogame ou assistir a videos engraçados no Youtube por horas e horas.

Para isso não acontecer você pode planejar colocar algumas coisas que gosta de fazer como recompensa ao término de cada sessão de estudo, por exemplo, mas use o bom senso e faça com cautela, isso deve servir apenas como uma válvula de escape e um motivo a mais para você cumprir suas metas diárias de estudo.

Sete, faça exercícios físicos. É olha ele aí, é difícil falar em performance humana sem citar a importância dos exercícios físicos. Nosso corpo não foi feito para ficar o dia todo sentado estudando. Nossa fisiologia foi moldada naquela época onde as coisas não eram fáceis como hoje, você precisava correr de predadores e passar quase o dia todo se movimentando em busca de alimento e sobrevivência no geral.

Pesquisas mostram que a curto prazo os exercícios físicos melhoram sua capacidade de se concentrar em uma tarefa por duas a três horas seguidas, isso pelo fato de aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e te deixar mais disposto.

Espero que essas estratégias te ajudem a aumentar seu foco nos estudos, se ainda assim não funcionar você ainda assim tem a opção de se disciplinar a fazer o que precisa ser feito, mesmo que seja desconfortável, pois no fim sempre valerá a pena. Um forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu