hello world!
Published: 19/04/2021

Como Investir R$1.000 no Longo Prazo

Há uns meses atrás o primo me perguntou o que eu faria se eu tivesse só mil reais para investir e eu nunca tinha parado para pensar nisso na verdade, no podcast eu falei que provavelmente eu colocaria esses mil reais num bova11 que é o etf que replica o índice bovespa.

O meu raciocínio foi que aqueles que acabaram de entrar na renda variável não iam sentir tanto prazer em ver seu patrimônio oscilando tanto, então colocar esse dinheiro num etf como o bova11 faria com que eles pudessem sentir o gostinho do que é investir na renda variável sem que o seu patrimônio oscilasse tanto.

Mas agora pensando melhor eu não faria isso não, não mesmo. Então nesse vídeo eu vou te mostrar exatamente onde eu investiria o meu dinheiro caso tudo o que eu tivesse fosse somente mil reais.

E antes de começar já deixa o seu gostei aqui embaixo, porque assim o Youtube entende que esse é um conteúdo maneiro para ser exposto para mais pessoas e assim mais pessoas conhecem o canal e tem acesso a esse conteúdo que eu fiz com tanto carinho.

Eu vou te dar uma notícia irmão, se você tem pouco dinheiro para investir como mil reais, você não vai ficar rico investindo esse dinheiro. Então a sua preocupação tem que ser maximizar o potencial que esse dinheiro tem de te gerar mais dinheiro para que assim você possa investir, faz sentido?

Deixa eu te dar um exemplo, esse é um gráfico que eu vi a primeira vez no livro investimentos inteligentes do Gustavo Cerbasi, nesse gráfico dá pra ver a correlação entre risco e retorno financeiro sobre o capital investido entre diversos ativos.

Com base nesse gráfico me diz você, dentre esses investimentos disponíveis, qual é aquele que tem o maior potencial de te gerar retorno? Pois é, o seu próprio negócio e que negócio eu vou abrir só com mil reais moleque, vai me chamar para Hinode por acaso?

Vou. Calma, cara, existem sim negócios que você pode começar até com muito menos que isso, porque eu vou te mostrar nesse vídeo e em vários vídeos futuros, mas para essa faixa de mil reais, o investimento que vai te dar o melhor retorno sobre capital investido e que tenha maior capacidade de multiplicar o seu dinheiro é o marketing digital.

Seu louco, louco, você acha que eu vou colocar os meus suados mil reais nesse negócio, olha esse gráfico menino, isso é muito arriscado, e se eu perco tudo. Calma irmão, me ouve, a probabilidade de você perder tudo, sim ela existe, mas eu te garanto cara, ela não depende da sorte.

Os riscos existem para aqueles que não conhecem o caminho, pessoas que sabem o que fazer no marketing digital vão começar com mil reais no começo do ano e no final vão ter o dobro, triplo, não sei, porque elas adquiriram conhecimento necessário para evitar os erros que os outros normalmente cometem e aprenderam a fazer direito. Conhecimento meu amigo, é o maior minimizador de riscos que existe.

E um negócio próprio que é seu não depende de outras pessoas para dar certo, depende só de você, ao contrário de uma empresa cujas as ações você compra para se tornar um acionista minoritário, afinal para essa empresa tem várias coisas que estão fora do seu controle, existe o CEO que toma suas decisões, a diretoria executiva, qualidade do produto, a mão de obra.

O desempenho do negócio depende de tudo menos de você, só que quando você entende que no seu negócio a responsabilidade para fazer a bodega rodar é sua e demais ninguém, aquele eixo y no gráfico do Gustavo Cerbasi perde o sentido, justamente porque o risco é diferente para cada pessoa.

Então se você sabe exatamente o que você está fazendo o risco é praticamente zero, ao mesmo tempo que você nunca tenha estudado aquilo antes o risco é muito alto.

Mas cara numa boa, não vai ser investindo mil, cinco mil, dez mil reais em uma ação que vai fazer você ficar rico, talvez se você encontrar a próxima magazine Luiza, mas convenhamos, a probabilidade de você passar por isso é praticamente a mesma de você ganhar na loteria.

Para se ter uma ideia, se você conseguir uma rentabilidade de em torno de 15% ano ano colocando mil reais hoje, daqui trinta anos você vai ter sessenta e dois mil e duzentos reais, o que puta maneiro velho, é dinheiro.

Mas é o suficiente para você se autodenominar rico? Bom, eu acho que não, então velho, se mil reais é todo dinheiro do mundo que você tem para investir, você precisa usar esse dinheiro para ganhar mais dinheiro e a forma mais simples de fazer isso é através do marketing digital.

Mas o que é marketing digital? Marketing digital é basicamente uma forma de você promover seus produtos ou serviços ou produtos serviços de outras pessoas pela internet ou pelas redes sociais e essa quando feita direito é a forma mais simples e eficiente de se multiplicar capital.

Quer ver, olha só, você poderia ganhar mais dinheiro indo vender cerveja na night? Pode, você poderia ganhar mais indo a praia vender água? Pode, só tem uma coisa além dessas serem duas formas em que requerem deslocamento físico para que você vá vender seu produto, elas são difíceis de escalar, quer dizer que se você só tem vinte e quatro horas no dia e você só tem condição de vender dez produtos por hora, então no máximo você conseguiria vender duzentos e quarenta produtos por dia, isso obrigatoriamente viria com um limite na sua renda.

Lembrando que isso é se você ficar sem dormir, sem comer, sem beber, sem fazer nada e tiver vendendo durante todo esse tempo.

Já o marketing digital é um pouquinho diferente, ele acontece que é facilmente escalável, porque você escala a medida que o seu investimento dá retorno, por exemplo, vamos supor que em um dia você tenha colocado um anúncio no instagram para vender um produto que você esteja vendendo de outra pessoa por marketing de afiliados, no final desse dia você acabou vendendo dez reais desse produto.

Quer dizer que agora você pode colocar outros dez reais e no final do dia seguinte vamos dizer que você conseguiu quinze, aí você pode pegar esses quinze, colocar de novo no final do dia você tem vinte, vinte e cinco, ou seja você consegue escalar mesmo sem se deslocar fisicamente e despendendo o mesmo tempo de trabalho que você levaria com quantias menores.

E é lógico que para você conseguir fazer essas coisas você antes precisa aprender com uma estratégia provada para não colocar o seu dinheiro em risco, então surge a pergunta, onde é que eu adquiro essa troçoba de conhecimento?

Então eu tenho uma notícia boa para você amigão, além de você ter acesso a esse conteúdo de forma super fácil, você não precisa gastar nenhum centavo sobre marketing digital. Todo esse conhecimento pode ser encontrado de graça aqui no youtube, inclusive tem o canal de um cara genial que eu sigo que respira marketing digital e entrega muito conteúdo foda gratuitamente aqui no youtube, o nome dele é Joba, ele não faz ideia que eu estou falando nesse vídeo aqui, então depois quando você tiver a oportunidade, vai no último vídeo do canal dele comenta vim do Breno, vai ser legal para ele ver depois que está acontecendo que esse Breno está falando dele.

Cara, sinceramente eu admiro muito o trabalho dele porque ele tem a mesma missão com marketing digital que eu tenho com educação financeira que é levar conteúdos de qualidade para a maior quantidade de pessoas possível de forma acessível e democrática.

Eu estou deixando o link para o canal dele aqui na descrição então com certeza depois que você terminar de ver esse vídeo vai lá seguir o cara porque vale muito a pena e você vai aprender demais.

Bom, agora eu me sinto na obrigação de te mostrar o outro lado da moeda também, se eu Breno estivesse me interessando sobre marketing digital agora, eu investiria em um curso, porque um curso difere muito do youtube na forma como o conteúdo é passado, no youtube a gente precisa pedir like, pedir comentário, pedir para se inscrever porque senão o youtube não entende que o vídeo é bom e ele simplesmente não mostra o vídeo para ninguém.

Além disso tem anúncio, então pode acontecer que para o espectador o conteúdo do vídeo acabe sendo poluído por causa dessas várias intromissões, além de que aqui no youtube o conteúdo também é meio disperso, normalmente as pessoas que acessam o youtube são para aprender algum tipo de conhecimento muito pontual e específico com base no que elas querem saber naquele momento, por exemplo, como abrir conta em uma corretora, como escolher as melhores ações ou como montar um cubo mágico.

Enquanto em um curso as aulas seguem com uma progressão cronológica, você começa com aula um, aula dois, aula três, todas elas tem uma linha de raciocínio que se associa a anterior, isso garante que assistindo o curso você vai conseguir cobrir toda a área de conhecimento que você quer, sem que você precise ficar catando pedaços de conteúdo em vários lugares diferentes.

Então adquirir um curso sobre qualquer tema que seja é uma forma eficiente de você poupar seu tempo e aumentar a taxa de retenção sobre o conhecimento que te é passado e é lógico que eu preciso deixar bem claro também que não é porque você comprou um curso que você automaticamente vai gerar resultados do nada, você vai ser ensinado todo o conceito, você vai ser ensinado toda a estratégia, as ferramentas para você aplicar o conceito e a estratégia e ainda pela experiência de alguém que é muito foda no que faz.

Mas é óbvio que mais importante do que aprender tudo isso é você colocar na prática, porque quem não coloca na prática o que aprendeu não gera resultado, então cara, com certeza se você não tem dinheiro para pagar um curso online o você não sente confortável com isso, vai no canal do Joba, o cara produz um conteúdo espetacular para quem está querendo aprender sobre o marketing digital e você vai estar muito bem com a mentoria dele.

E caso você quer aprender de forma guiada aula por aula sem ter esse conteúdo disperso, sem pedido de like, anúncio no meio do vídeo de forma que você vai absorver conhecimento de forma mais eficiente poupando seu tempo e investir em um curso vai ser melhor para você.

O curso vai te colocar exatamente na linha de largada, vai te mostrar todo o caminho e basicamente impedir que você consiga se desvincilhar no meio, então pensando nisso eu estou deixando o link do curso de marketing digital, tanto que eu e o Joba recomendamos aqui na descrição para que caso você se sinta inclinado a investir nesse tipo de conhecimento, ele já está aqui de fácil acesso para você.

Vale dizer obviamente que esse é o meu link de afiliados para esse curso porque é lógico, eu só falo o que eu faço.

Dito isso pode ser que você já tenha família, que você queira usar seu tempo para outras coisas que são mais importantes para você e não esteja disposto a despender do tempo necessário para estudar marketing digital.

Então nesse caso, se eu fosse você, o que eu faria? Primeira coisa, eu escolheria uma corretora custo zero para fazer investimentos em renda variável, custo zero porque qualquer corretagem que fosse cobrada sobre os mil reais que você tem para investir, já representaria uma perda que é significante sobre esse patrimônio e desse tipo de corretora que eu conheço existem duas que são muito confiáveis que é a corretora do banco Inter e a corretora clear.

Depois de escolher a corretora, eu escolheria uma ação, só uma, eu não diversificaria porque mil reais é pouco dinheiro para você diversificar, então faz mais sentido arriscar em uma única ação que tenha um bom potencial de valorização no longo prazo ao invés de diversificar e acabar pulverizando a rentabilidade desses mil reais.

Beleza e como é que se escolhe uma ação dessas? Bom, eu acho que tem que ter três critérios que quando cumpridos vão aumentar suas chances de fazer uma boa escolha de ação para sua carteira.

Essa ação deve ser principalmente de uma empresa pequena que tenha uma estratégia clara de crescimento, seja crescimento inorgânico ou crescimento orgânico, normalmente essas empresas pequenas são chamadas de small caps na bolsa, porque essas empresas pequenas associadas a uma boa execução tem uma probabilidade de se multiplicar diversas vezes mais do que as empresas que já são empresas grandes ou as também conhecidas como blue chips.

O segundo critério é que ela deve priorizar o reinvestimento dos lucros que o negócio gera no negócio ao invés da distribuição de dividendos para os acionistas, porque quando a empresa reinveste os seu lucros no próprio negócio, ela está automaticamente maximizando o potencial da empresa de gerar valor para o acionista, enquanto se ela distribui os lucros para os sócios, esse dinheiro está indo para o bolso de pessoas que podem usar para qualquer coisa e não está indo fazer o negócio gerar mais valor.

É lógico que para negócio maduros quando não existe auto potencial de crescimento com reinvestimento no próprio negócio faz sentido a distribuição de lucros para remunerar os acionistas, mas para negócios que ainda tem muito o que crescer, o mais importante é reinvestir esses lucros no próprio negócio.

Terceiro critério que eu olharia, ela deve ter uma margem de segurança, o que é isso? Imagina o seguinte, você está andando com um carro que pesa uma tonelada numa ponte que suporta dez toneladas, você se sente preocupado que vá acontecer alguma coisa com essa ponte? Eu imagino que não, você tem uma tonelada, a ponte suporta dez, então está bem de boa, agora se um caminhoneiro passa ali com um caminhão que pesa dez toneladas levando em conta que é a mesma ponte ele teria motivo para ficar preocupado?

Óbvio, a ponte pode muito bem desabar, porque ela está logo no peso limite, então se você levar em consideração que a margem de segurança para o carro é a diferença entre o peso do carro para o peso que a ponte suporta, você tem nove toneladas ainda de gordura que é a sua margem de segurança, enquanto a margem de segurança para o caminhoneiro seria zero, inexistente.

É basicamente a mesma coisa com ações, se uma empresa está sendo negociada na bolsa por um preço que é menor do que a gente acha que o valor intrínseco daquela empresa realmente tem, essa empresa tem uma margem de segurança.

Agora se uma empresa está sendo negociada por um preço que está bem perto do seu valor intrínseco ou maior do que ele então essa margem de segurança não existe, ou seja, a margem de segurança serve para mostrar que o preço dessa ação sendo negociada na bolsa tem uma tendência de alcançar o seu valor intrínseco no longo prazo, mas se a gente paga um preço muito caro para o que a empresa realmente vale, a gente pode estar investindo no melhor negócio do mundo que vai levar muitas décadas até de fato a gente ver algum retorno sobre esse investimento.

Ok, beleza, como é que a gente vê se existe de fato uma margem de segurança ou não, tem que fazer valuation? Você pode fazer valuation se você souber, eu sinceramente não faço, nunca fiz e tem dado muito certo para mim da forma que eu vou te explicar agora.

Uma das estratégias que eu uso para analisar a margem de segurança da empresa é comparar o preço que a empresa está sendo negociada na bolsa com seu lucro líquido e ver se esse indicador está acima ou abaixo da sua média histórica, então no caso se esse p/l está abaixo da média histórica da empresa, isso pode significar que existe uma margem de segurança em que o preço da empresa vá voltar a sua média.

Outra forma de identificar a margem de segurança também é comparando o mesmo p/l com o p/l de outras empresas do mesmo setor. Então por exemplo, se você compara bancos semelhantes entre si, você pode ver que existe um deles que tem um p/l muito descontado em relação aos outros sendo que esse banco mantém os seus fundamentos de sempre, não tem aparentemente nenhum motivo pelo o que está acontecendo, existe a possibilidade de você estar se deparado com uma oportunidade, porque a tendência é que o preço desse banco vá chegar a média que o mesmo p/l de todos outros bancos tem.

Se você não está familiarizado com esses indicadores tem um vídeo que eu explico exatamente tudo o que eles significam e como eu uso esses indicadores para analisar as empresas que eu invisto.

O card para esse vídeo vai estar aparecendo aqui em cima agora, então caso você esteja perdido, você pode ir lá e depois voltar para continuar assistindo esse vídeo.

Então resumindo, para os meus primeiros mil reais eu investiria em uma empresa pequena, que reinvestisse seus lucros no negócio e que apresentasse uma boa margem de segurança.

Entendeu? Irmão, mas recadinho para você, se você entendeu comenta aqui embaixo Breno entendi tudo e comenta mesmo, é bom para eu ter esse feedback se as pessoas para quem eu falo estão entendendo ou se eu estou soltando um monte de groselha. Comenta ai, Breno entendi tudo.

Beleza, falei de marketing digital, de teoria de análise de ações e o caramba mas o que tu queria saber de verdade eu não falei, eu sei, qual ação Breno que você de fato investiria?

Irmão, eu não tenho sério o menor problema em trocar uma ideia com você pessoalmente sobre isso, acontece que eu não sou certificado para recomendar ativos, eu não tenho CNPI que é a certificação necessária para que alguém possa falar abertamente sobre isso, então se a CVM ver esse vídeo e eu estiver falando sobre uma ação que eu investiria e seria contado como uma recomendação eu poderia muito bem perder meu canal e obviamente você deve imaginar que eu não quero correr esse risco.

Mas eu tenho uma série de dois vídeos que eu mostro todas as empresas que eu tenho na minha carteira e como eu sempre faço tudo o que eu falo, você pode ir lá e identificar com o que você aprendeu nesse vídeo quais são as empresas que se encaixam nesses critérios, estou deixando o link para esses dois vídeos aqui na descrição então é só você terminar esse e só depois ir lá estudar.

E por fim isso é youtube, então meu irmão, me ajuda, deixa o like aqui nesse vídeo para ele ser promovido para mais pessoas, principalmente se você acha que esse conteúdo foi agregador para você, porque assim ele pode ajudar mais pessoas também e se inscreve no canal aqui embaixo, ativa as notificações para você poder continuar recebendo novos conteúdos que saírem aqui do canal também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu