hello world!
Published: 19/04/2021

Como Ganhar Mil Reais Por Mês Com Investimentos

Velho, você já parou pra pensar o que dá pra fazer com mil reais?

Pensa comigo, dá pra comprar cento e cinquenta latinhas de cerveja, vinte quilos de carne, fazer um baita de um churrasco com os amigos, dá pra comprar bicicleta pro filho, dá pra comprar Xbox one usado, cara, mil reais é grana, acontece que a maior parte das pessoas tem que vender seu tempo para ganhar os seus consistentes mil reais por mês.

Por isso nesse vídeo quero te mostrar com base em dados reais quanto que a gente deveria ter investido para receber mil reais por mês de renda passiva.

E para não perder a nossa queridíssima rotina, antes de começar o vídeo deixa o seu gostei cara, porque ajuda muito o canal a conseguir chegar a cada vez mais pessoas e levar educação financeira para esse Brasil e afora, então sabe que essa coisa simples de você apertar o dedo e deixar o like está ajudando aqui o jovens e também muitas pessoas eu espero pelo futuro, então obrigado.

Então vamos lá, cara, para a gente receber mil reais todo mês líquido na nossa conta a gente primeiro precisa comprar ativos que cumpram o propósito de pagar esse tipo de dinheiro para a gente.

E só existem dois ativos que tem essa característica de geração de renda, fundos imobiliários e ações. Por que? Porque cara, esses ativos são capazes de nos pagar proventos ao longo do tempo, quer dizer que além da possibilidade de valorização das ações, valorização das cotas do fundos imobiliários no longo prazo, esses ativos ainda podem nos pagar, dinheiro líquido que vai pingar aí na nossa conta ao longo do tempo.

Então vamos dizer que você tem só fundo imobiliário, bom, para fundos imobiliários o time dos jovens foi fazer um filtro onde ele pegou lá no funds explorer o ranking dos trinta fundos imobiliários mais líquidos da bolsa, os que tem os maiores volumes de negociação diariamente.

Depois de aplicar esse filtro a gente viu que tinham dois que não estavam pagando aluguel e a gente tirou eles da lista para só ficar naqueles que de fato estão cumprindo o propósito de um fundo imobiliário bonitinho.

Ou seja, sobraram vinte e oito fundos, só que por que a gente pegou logo essa cacetada toda de fundo imobiliário para tirar a média? Primeiro porque se a gente pegar alguns poucos fundos, o nosso espaço amorstral acaba não sendo suficiente para representar a totalidade do que aconteceria na realidade, ou seja, esse nosso pequeno espaço amostral pode acabar jogando a média que os fundos imobiliários pagam lá pra cima se sei lá, os fundos forem muito arriscados, estejam negociando com o preço abaixo e paga um yield enorme por causa disso.

Ou então sei lá, porque eles são muito seguros, estão muito caros e por isso estão pagando o yield abaixo na média do mercado e também por que a gente escolheu esses mais líquidos da bolsa? Cara, porque se eles tem o maior volume de negociação, quer dizer que a probabilidade de a maior parte das pessoas que está assistindo esse vídeo acabar em algum momento comprando algum desses fundos é maior do que um fundo pouco líquido que pouca gente conheça.

Então analisando a média desses vinte e oito fundos que sobraram, a gente viu que dividend yield médio foi de zero vírgula quinhentos e oito por cento ao mês e isso basicamente que a mesma coisa que dizer que para a gente ter um retorno mensal de mil reais, a quantidade de dinheiro que a gente precisa ter investido em fundos imobiliários que paguem esse yield é de cento e noventa e sete mil reais.

Mas vale também lembrar que além desse pagamento mensal que o fundo imobiliário faz para a gente, eles se valorizam ao longo do tempo, então se você tem um principal que te paga consistentemente mil reais ao mês, saiba que além desses mil reais mensais, o principal do dinheiro que você investiu as suas cotas que você comprou vão acabar se valorizando e como a gente pegou aí os fundos mais líquidos da bolsa de valores, nada mais justo do que fazer o mesmo com as ações que a gente vai escolher para as nossas análise.

O time do jovens foi lá no site fundamentus que vale dizer, nenhum desses sites que a gente está falando está patrocinando o canal, tudo informação de graça para você, então beleza, voltando.

O time dos jovens foi lá nesse site fundamentus, pegou as trinta ações mais líquidas da bolsa e desconsiderou aquelas que não pagaram dividendos no último ano, bom e como a gente sabe, se não sabe, eu vou te falar agora, empresas não são obrigadas a distribuir dividendos mensal,eente como são fundos imobiliários, então para essas empresas a gente precisa fazer um cálculo um pouquinho diferente.

A gente tem que pegar o dividend yield anual do que a empresa pagou ao longo do ano e dividir esse total que foi pago em proventos por doze que é a quantidade de meses que a gente tem no ano. E então fazendo isso, o dividend yield das empesas mais negociadas na bolsa em 2019 teve a média de dois vírgula sete por cento, o que quer dizer que para a gente receber doze mil reais ao ano que equivale a mil reais por mês, a gente precisaria ter investido quatrocentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos.

Caraca irmão, mais que o dobro dos fundos imobiliários, mas cara, se liga, a gente tem que considerar que cada ativo tem um funcionamento diferente, fundos imobiliários são menos voláteis, tem o risco menor e precisam distribuir no mínimo noventa e cinco por cento dos seus ganhos.

Enquanto empresas por outro lado elas podem distribuir o quanto bem entenderem, como assim? Cara, as vezes para o crescimento sustentável da empresa acontecer, elas tem que reinvestir os lucros ao invés de acabar com os lucros dando para as pessoas que vão gastar ele em festas e bebida.

O que eu quero dizer é o seguinte, essa possibilidade de reinvestir os lucros no próprio negócio é o que cria uma geração de valor absurda para os acionistas no longo prazo, daí nesse caso os acionistas acabam ganhando não no pagamento de dividendos, mas na valorização das ações.

Então mano, não é porque fundos imobiliários pagam mais mensalmente que eles são ativos mais rentáveis do que ações, na média o ganho sobre capital investido em uma carteira única e exclusivamente de ações vai ser maior do que a mesma carteira concentrada em fundos imobiliários, mas se liga que essa parada de fundos imobiliários pagarem mais que ações mensalmente na média é nada mais que isso, a média, não quer dizer que não existam exceções, a gente poderia muito bem analisar o dividend yield da itausa no ano passado e ver que qualquer um que tivesse botado cento e quarenta e mil reais em itausa teria ganho a mesma coisa que mil reais por mês, não por mês certinho, mas o equivalente ao longo do ano distribuído por divido por doze, você entendeu.

Então depende cara, existem empresas que são muito boas pagadoras de dividendos, ao mesmo tempo que tem empresa que não paga dividendo nenhum e assim cara, eu gosto de aproveitar essas nuances das características entre fundos imobiliários e ações e é por isso que para os meus investimentos eu uso uma parada chamada de regra dos cem, essa regra ela é usada originalmente para ditar a proporção na nossa carteira entre renda variável e renda fixa, mas como eu tenho cabeça de longo prazo, eu não invisto em renda fixa, só renda variável, então eu fiz uma pequena adaptação.

Ao invés de fazer a proporção na minha carteira entre renda variável e renda fixa, eu faço a proporção na minha carteira entre ações e fundos imobiliários.

Mas como é que funciona a regra dos cem, cara funciona assim, eu pego cem, subtraio o valor da minha idade e o que sobrar eu invisto em ações, então por exemplo, eu tenho vinte e dois anos, se eu pego cem, subtraio vinte e dois sobre setenta e oito o que quer dizer que setenta e oito por cento é o ideal para mim ter de capital alocado em ações e com isso o resultante, os vinte e dois que é a minha idade eu deixo alocado em fundos imobiliários.

Para mim cara, isso é uma forma de garantir que conforme o tempo passe e eu for ficando mais velho, eu vou aumentando a previsibilidade da minha carteira todo mês, eu vou diminuindo os riscos de oscilações grandes pontuais que é o que ações podem causar e isso me deixa mais seguro de que o meu patrimônio está sendo preservado.

Então conforme o tempo for passando esse processo de mudar o percentual de locação entre o que eu tenho em ações e fundos imobiliários é uma forma de garantir que agora quando eu sou jovem eu tenho potencial incrível de geração de valor das ações ao meu lado, já que eu tenho todo o longo prazo aí para esperar e conforme o longo prazo for chegando e eu for ficando mais velho, eu tenho benefício da segurança, da baixa volatilidade e da previsibilidade da renda proporcionada pelos fundos imobiliários.

Tem gente que curte esse aproach, tem gente que não, tanto você vê ai o Luis Barsi que é o maior CPF da nossa bolsa de valores, o cara tem mais de um bilhão e tanto de patrimônio investido e é tudo cem por cento em ações, sendo que o cara tem oitenta anos, então é questão de você agora absorver essa informação que eu estou te passando e decidir se para você isso faz sentido ou não.

Mas e você, fala aí, você é cem por cento renda variável, cem por cento ações, fundos imobiliários, o que você gosta de fazer, onde você gosta de investir, fala aqui embaixo que eu sinceramente quero saber o que você está pensando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu