hello world!
Published: 19/04/2021

Como Fazer Day Trade e Perder Muito Dinheiro

A visão que a gente tem de alguém que investe em ações é muito parecida com a de um hacker, que tem seis telas de computador com vários gráficos, códigos e um monte de número incompreensível, mas a gente não pode ser preconceituoso e acabar julgando todos os investidores do mesmo jeito, nem todos eles são assim, só os traders.

Nesse vídeo eu vou te falar tudo o que você precisa saber sobre day trade da forma mais imparcial possível para você decidir se esse é um caminho bom para você seguir na sua vida.

Existem três tipos de operações na bolsa de valores, a primeira é o buy and hold que você compra um ativo para manter ele por anos porque você faz isso com a mentalidade de ser sócio da empresa, o segundo é o swing trade em que você compra um ativo com a expectativa de vender ele daqui há alguns dias ou daqui algumas semanas e o terceiro que é o tópico desse vídeo é o day trade que você lucra vendendo um ativo que você comprou naquele mesmo dia.

Então por exemplo, agora a Ambev está sendo negociada a dezoito reais e cinquenta centavos, mas você acha que até o final do dia ela vai se valorizar até dezenove reais, então você vai no seu home broker, insere a sua ordem de compra de número x de ações a dezoito reais e cinquenta centavos e depois espera ela chegar até dezenove reais que é quando você vai vender o mesmo número de ações que você comprou.

Apesar do raciocínio ser bem simples, garantir que você vai conseguir fazer um trade bem sucedido não é tão fácil, imagina a seguinte situação, hoje eu tive um sonho que santa Maria mãe de Jesus de Nazaré veio me avisar que Ambev atingirá sua alta histórica, meus antepassados queridos, eu vou colocar toda a herança da família nesse trade.

Mas aí Ambev vai lá e cai 20%, pode chorar que seus antepassados vão colocar sua alma para leilão quando for sua vez meu amigo, mas você não precisa sempre esperar o mercado subir para conseguir um trade bem sucedido.

Se existe pessimismo no desempenho de alguma ação, de alguma empresa, você pode ganhar na desvalorização das cotações dela, essa é uma estratégia que se chama de venda à descoberto ou como é popularmente conhecido entrar vendido, e isso é uma parada muito maneira, porque diferente do mundo real, no mercado de capitais, você consegue vender coisas que você não tem.

Porque mesmo sem ter ação em carteira, você pode ir lá no home broker da sua corretora e inserir uma ordem de venda para uma ação que você não tem, aí qual que é a parada, quando esse ativo se desvaloriza na proporção que você espera, você vai lá e recompra o ativo pelo preço mais barato, aí a diferença do que você ganhou com o que você vendeu com o que você gastou com o que você comprou vai ser o seu lucro.

Eu sei que tu viajou agora, então se liga só, imagina que a Cielo está sendo negociada a doze reais, daí você vai la no home broker da sua corretora, insere uma ordem de venda para mil ações de Cielo que você não tem, então você fica com doze mil reais, e mais tarde naquele dia as ações de Cielo se desvalorizam e caem para dez reais por ação, então você vai lá no home broker, insere uma ordem de compra para mil ações de Cielo ao preço de dez reais.

Ou seja, você acabou gastando dez mil para recomprar as ações de Cielo sendo que você já tinha vendido elas ao valor de doze mil reais, então você ficou com dois mil reais de lucro nessa brincadeira aí.

Mas e se a cotação da empresa subir, meu querido. Pois é, para você conseguir vender a descoberto, você tem que ter na sua conta da corretora coisas que servem como garantia, como por exemplo títulos do tesouro direto, dinheiro em caixa ou até mesmo outras ações que você tenha em custódia. Porque oferecer garantias é a forma como a corretora se protege no caso de a ação realmente subir e você não querer pagar o prejuízo.

Além de você poder vender ativos que você não tem, na bolsa de valores você também pode comprar ativos com dinheiro que você não tem, isso se chama alavancagem. Alavancagem é uma forma de você pegar dinheiro emprestado da corretora para potencializar os seus lucros, ou os prejuízos e da mesma forma que em venda a descoberta, para você operar alavancado, você também precisa ter garantias.

Daí a corretora vai te oferecer um valor de alavancagem proporcional ao quanto você está disposto a oferecer para ela de garantias. Por exemplo, se você tem dois mil reais em títulos do tesouro direto que você coloca na mesa para oferecer como garantia, então se a corretora tiver um multiplicador vezes vinte para garantir o que você oferece, quer dizer que você vai poder se alavancar até quarenta mil reais com o dinheiro da corretora.

Esses multiplicadores que eu falei eles variam dependendo tanto do ativo que você está negociando quanto da corretora onde você tem conta, então não deixe de ligar para a corretora para ter uma conversa com os atendentes e saber quais são as circunstâncias de multiplicadores para o que você quer negociar.

Então vamos ver um exemplo prático para tu pegar essa parada direito. Vamos dizer que você realmente botou esses dois mil reais do tesouro direto como garantia e conseguiu quarenta mil reais de alavancagem, aí você vai lá e investem em Weg, aí vamos dizer que Weg subiu naquele dia um por cento, você ficou feliz da vida, porque um por cento de quarenta mil é igual a quatrocentos reais de lucro que você teve com essa operação.

Mas em uma realidade alternativa você acabou tendo prejuízo de um por cento naquele dia, o que quer dizer que você perdeu quatrocentos reais, porque um por cento de quarenta é igual a esse valor, ou seja, nesse caso você teve um prejuízo de quatrocentos reais sendo que na prática você do seu próprio dinheiro só investiu dois mil. Facada boa essa.

Mas percebe que mesmo você perdendo quatrocentos reais, esse valor ainda é menor do que o que você ofereceu de garantia que no caso foram dois mil reais, por isso que é permitido alavancar o seu dinheiro com o dinheiro dos outros, afinal você só precisa ter a margem das possíveis perdas que você vá ter com aquele trade. Isso se chama margem de garantia.

Agora nada adianta você ter centenas de milhões de reais em alavancagem se a sua estratégia para operar em day trade é não ter uma estratégia. Essa semana o CEO da Suno Research, o Thiago Reis, gente boníssima fez um stories dizendo que a probabilidade da bolsa se valorizar em um dia é de cinquenta e dois por cento, praticamente um cara ou coroa, ou seja meu irmão, se você vai fazer day trade, você tem que seguir religiosamente uma estratégia que você vai aplicar todo dia para conseguir empurrar essa estatística ao teu favor.

E é aí que entram três coisas, stop gain, stop loss e análise técnica e eu já vou te falar o que são cada uma delas, mas antes deixa o like e confere se o Youtube não tirou as suas notificações, parece que agora o Youtube está tirando a rodo as notificações da galera, então vai aqui embaixo do lado do botão vermelho onde está escrito inscrever-se e vê se a sua notificação está ativada bonitinha lá.

Antes de abrir uma posição em um ativo, você precisa ter na sua cabeça exatamente o quanto você quer ganhar com aquele trade e o quanto você está disposto a perder.

Stop gain é uma forma de automatizar uma ordem de encerramento de posição quando você lucra o que você desejar, seja entrando comprado ou vendido e stop loss é uma forma de automatizar uma ordem de encerramento quando o seu prejuízo chegou no nível máximo de tolerância do quanto você estava disposto a perder com aquele trade.

Por exemplo agora você quer operar ações da Weg, então você vai abrir lá sua boleta do home broker, estabelece o stop gain de três por cento e stop de loss de um por cento.

Quer dizer que se ao longo do dia aquele ativo chegar a se valorizar três por cento, uma ordem automática vai ser enviada para encerrar aquela posição e você vai ficar com três por cento de lucro, da mesma forma que se a ação se desvalorizar um por cento, você vai ter a sua ordem encerrada automaticamente com um por cento de prejuízo.

Mas beleza, para começar, como é que você vai saber em qual ativo vove vai investir em primeiro lugar? Aí meu querido, já entra toda uma área de estudo chamada de análise técnica ou análise gráfica, a análise técnica é uma forma de determinar se você deve investir ou não em algum ativo com base nos movimentos de mercado que você observa nos gráficos desse ativo.

Então todo o estudo da análise técnica parte do princípio de que padrões passados observados do comportamento do mercado vão se repetir num futuro próximo, mas não se engana em pensar que esse tipo de análise é só você bater o olho no gráfico e pensar uhmm, Petrobrás hoje sobe três vírgula quatro por cento.

Existem softwares, ferramentas de gráfico e toda uma escola de conhecimento destinada a interpretar e tirar conclusões assertivas do que aquelas ferramentas querem mostrar para a gente no gráfico.

Só para você ter ideia do que realmente são várias ferramentas de análise técnica, vou abrir aqui o app mais macetado do Brasil para interpretar mercado financeiro.

Vamos escolher aqui um ativo para a gente ver o gráfico aqui, vou clicar em Weg, aí a gente tem o gráfico de Weg, inofensivo, aparentemente bonitinho, com as suas candles, mas agora vamos chegar ali na parte debaixo e clicar em f+, está vendo tudo isso aí, tudo isso daí são indicadores de análise técnica que você pode selecionar para entrarem no gráfico, então vou botar aqui bollinger bands, ok, daí já apareceu esse indicador aqui no meio do gráfico que você interprete do jeito que você quiser, eu não faço a menor ideia do que é esse tipo de coisa.

Mas aí vamos lá, voltando no f+ a gente pode ver ainda o que significa no caso eu não sei, então você clica na parte de cima do bollinger bands que ele vai te dar a descrição do que aquilo representa, aí ele fala as bandas de bollinger ou bollinger bands são compostas tradicionalmente por uma onda central, enfim.

Todos esses indicadores aqui tem esse mesmo esquema de explicação. Breno, você usa tudo isso? Irmão, eu não faço a menor ideia do que representa nada do que são aquele monte de ferramenta ali, mas tem um cara muito doido que manja pra caramba dessas paradas aí que se chama Rodrigo Cohen, Cohen, Cohen, ele tem um canal do Youtube também, vou deixar o link na descrição e ele aplica na prática tudo isso todo o dia nas lives que ele faz negociando ativos com o próprio dinheiro que você pode ver para pegar a manha do que significa cada uma dessas coisas caso o day trade seja o que você está inclinado a fazer.

Agora, apesar do vídeo ser sobre day trade, eu acho maneiro deixar bem claro aqui quais são os dois lados da moeda. Por que eu não faço day trade? O day trade ele requer uma proximidade com o mercado tão alta que acaba sendo uma profissão por si só, dificilmente um trader que não se dedica exclusivamente para operar vai ser bem sucedido, simplesmente porque o tempo que você vai gastar estudando para a sua faculdade ou trabalhando duro para conseguir uma promoção no seu emprego vai ser justamente o tempo que o cara lá que está assíduo estudando day trade vai obter o conhecimento necessário para fazer uma operação sucedida e você não.

Esse é um mercado que tem muita gente com anos de prática e conhecimento, então se você não estudou o suficiente, não praticou em simuladores que o Trademap até tem inclusive, e se você está numa faculdade ou trabalhando em emprego integral, talvez você deva repensar sua vontade de começar day trade, eu particularmente, apesar de eu ficar maravilhado com tudo o que os traders fazem, todas as estratégias que eles usam que é brilhante, não gostaria de viver exclusivamente disso.

As estratégias de investimento que eu sou adepto e que eu aplico na minha vida são análise fundamentalista e value investing, porque elas vão me garantir uma multiplicação de capital monstruosa dado o tempo suficiente e esse meio tempo eu vou poder usar para fazer as coisas que eu realmente amo com as pessoas que eu quero ao meu lado.

Eu sinceramente não acredito que exista uma estratégia melhor do que a outra, porque a prova está aí, existem pessoas muito bem sucedidas dos dois lados.

Fala aí rapaziada, estou editando o vídeo aqui, esqueci de falar uma coisa muito importante também que é sobre a importância que os traders tem para a liquidez da bolsa de valores, independentemente de qual seja a sua estratégia de investimentos é inegável que você só consegue entrar numa posição e sair dela de forma tão rápida por causa dos traders que estão o tempo todo, o dia inteiro negociando ações, então mais uma vez ressaltando a importância complementariedade dos traders no nosso mercado, para o benefício geral de todos os investidores na bolsa de valores brasileira.

Mas por hora, a minha religião ainda é de enriquecimento no longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu