hello world!
Published: 19/04/2021

Acorde às 4:30 da Manhã Como Um Navy Seal e Vença Seu Dia | Jocko Willink

Aprenda as técnicas utilizadas por Jocko Willink para acordar às quatro e meia da manhã todos os dias e se tornar um vencedor.

Essas informações foram retiradas do seu livro discipline equals freedom inclusive vou deixar o link do mesmo na descrição caso tenha interesse. Apesar de não trabalhar mais como membro das forças de operações especiais da marinha dos Estados Unidos, os navy seals, o Jocko ainda mantém um hábito matinal muito peculiar, ele acorda todos os dias às quatro e meia da manhã.

Se você entrar em sua conta do Instagram vai perceber que o que mais tem lá são fotos e mais fotos do seu relógio marcando o horário em que ele acorda religiosamente.

Segundo ele ao manter esse hábito, além de fortalecer sua disciplina, também estará um passo a frente da maioria das pessoas, e isso por várias razões, não há trânsito, a academia está vazia, não há notificações de aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outra coisa que só serve para tomar seu tempo.

Nesse momento é só você e ninguém mais, mas a pergunta que muita gente faz é a seguinte, beleza, entendi, mas como faz para conseguir acordar todos os dias nesse horário?

A resposta do Jocko é muito simples, configure seu alarme antes de dormir e pule da cama imediatamente quando ele despertar. Pode ser que você fique decepcionado com essa resposta, pois a maioria das pessoas estão por aí em busca de uma técnica ou fórmula milagrosa que façam as coisas difíceis se tornarem fáceis de serem feitas.

Acordar esse horário todos os dias é difícil por uma razão, requer disciplina e ter disciplina é difícil, por isso poucas pessoas conseguem, mas apesar de não ter segredo para acordar, existem algumas técnicas que o Jocko cita em seu livro para te ajudar a dormir com mais facilidade, afinal de contas você vai ter que ir para a cama bem mais cedo se quiser ter pelo menos sete horas de sono.

Então aqui vai algumas delas, primeira, fique cansado. Pode não ser o seu caso, mas várias pessoas tem uma rotina pouco ativa durante o dia, seja física ou mentalmente, é por isso que incluir um treino intenso logo pela manhã não só vai te energizar durante o dia, como também vai te ajudar a cair no sono mais rápido a noite.

Por outro lado, evite treinar em algo próximo de duas horas antes de dormir, senão o efeito pode ser o contrário e você vai penar para pegar no sono. Segunda, evite a luz do celular, não fique mexendo no celular enquanto espera cair no sono, a luz da tela prejudica a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina.

Terceira, leia, se sua mente ainda estiver acelerada e ativa na hora de dormir, tudo bem, leia algo, de preferência algo relaxante, mas se o livro te desperta muita curiosidade e te faz querer continuar acordado saber o restante da história, leia alguma coisa mais entediante, algum conteúdo que cansa sua mente, mas que de preferência seja algo bom para você ao mesmo tempo, isso vai te trazer um belo de um sono rapidamente.

Quarta, a chave para ir dormir cedo é acordar cedo. Se você precisa de sete horas de sono e quer começar a acordar às quatro e meia isso significa que vai precisar ir para a cama às nove e meia, mas pode ser que para você seja muito difícil conseguir dormir essa hora, então o que deve fazer é ir dormir às onze e meia, por exemplo, e no dia seguinte ainda assim acordar às quatro e meia.

É verdade, isso vai significar apenas cinco horas de sono e sim, provavelmente você vai passar o dia todo cansado, o que na verdade será bom porque quando chegar no fim do dia, você precisa estar cansado, logo você poderá ir deitar às nove e meia e pegar no sono super rápido, o que significa que você agora terá iniciado seu novo ciclo de sono.

Quinta, mantenha a rotina todos os dias, as pessoas perguntam para o Jocko se ele acorda nesse horário até nos finais de semana, a resposta é sim e por várias razões. Apesar do fim de semana representar apenas dois dias, ele quer se certificar que vai tirar vantagem disso, então ele levanta cedo, treina pesado e completa todas as suas tarefas prioritárias o mais rápido possível para que depois ele possa relaxar e aproveitar o restante do dia sem ser incomodado com coisas inacabadas ocupando espaço na sua mente.

Uma outra razão para ele acordar cedo nos finais de semana é o desejo de manter seu ciclo de sono consistente, pois se ele dormir até mais tarde no sábado, por exemplo, ele vai tender a ficar até mais tarde acordado, o que vai impactar diretamente na hora de acordar às quatro e meia do domingo.

Então ao invés de romper o ciclo ele recomenda utilizar as power naps que nada mais são que breves cochilos, vamos falar sobre isso agora.

Se você manteve seu ciclo de sono consistente ou ainda não está acostumado com o novo ritmo e sente que precisa de uma recarga de energia no meio do dia, as power naps vão cair como uma luva para você. O Jocko compartilha como ele descobriu essa técnica e de que forma ele aplicou na sua rotina.

Ele descobriu essa técnica já no ensino médio onde havia um professor conhecido por ser uma pessoa altamente enérgica e entusiasmada e o interessante é que se você fosse na sala dele durante seu horário de almoço, você o encontraria dormindo sentado na sua cadeira com seus pés apoiados sobre a mesa e ele fazia isso todos os dias.

Certa vez quando perguntado, ele disse que sua intenção era elevar seus pés acima da altura do seu coração e dormir por dez a quinze minutos antes de almoçar, isso dava a ele a energia que precisa para o restante do dia. O fato dele elevar os pés acima da altura do coração facilita o retorno do sangue concentrado nos pés e pernas de volta para o mesmo, desde então o Jocko começou a colocar isso em prática e sentiu um ótimo resultado.

Mas foi só durante o treinamento básico dos navy seals que ele sentiu uma baita diferença ao incluir as power naps no seu dia, naquela circunstância todos os participantes estavam operando sob uma forte privação de sono diariamente e o tempo era extremamente apertado para fazer qualquer outra coisa, porém existiam alguns intervalos de dez a quinze minutos em determinados momentos do dia onde eles podiam ir ao banheiro e fazer as suas necessidades básicas.

Nesses momentos sempre que dava ele se deitava no chão, colocava seus pés sobre a cama, configurava o alarme para despertar em seis a oito minutos e dormia. É claro, nessa ocasião ele estava exausto, então conseguia dormir quase que instantaneamente e quando o alarme tocava ele se sentia completamente renovado.

Você pode usar a mesma técnica no seu dia a dia, só tome cuidado para não deixar seus poucos minutos se tornarem algumas horas, pois se isso acontecer, você vai acordar se sentindo até pior que antes e terá dificuldade para dormir a noite, então coloque isso em prática e veja por si só o que acontece, afinal, não custa tentar.

Um forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2020 OxyMade Designs. All rights reserved. Made with 🖤 by OxyMade.
crossmenu